Na Educação Infantil, a criança busca também experiências em si mesma, formando conceitos e organizando o esquema corporal; O movimento humano é mais do que simples deslocamento do corpo no espaço: constitui-se em uma linguagem peculiar, especialmente para a criança como uma forma de expressão e construção da identidade e autonomia. Por isso as professoras e auxiliares do CEI Caroline do Nascimento incentivam através das práticas pedagógicas as crianças a exercitarem o corpo e redescobrirem o próprio ambiente, criando circuitos e oportunizando a psicomotricidade! Segundo Assunção & Coelho (1997, p.108) a psicomotricidade é a “educação do movimento com atuação sobre o intelecto, numa relação entre pensamento e ação, englobando funções neurofisiológicas e psíquicas”. Além disso, possui uma dupla finalidade: “assegurar o desenvolvimento funcional, tendo em conta as possibilidades da criança, e ajudar sua afetividade a se expandir e equilibrar-se, através do intercâmbio com o ambiente humano”. Situações como essas são registros essenciais para o desenvolvimento infantil!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário