28/04/2010
VII MOSTRA DE LEITURA NA E.B. PROFª ALBERTINA K. CAPRALE
Foi com grande carinho e enorme alegria que a Escola Básica Professora Albertina Kreusch Caprale recebeu seus visitantes em sua VII Mostra de leitura na Escola que realizou – se no dia 16 de abril de 2010, às 14h00min Horas nas dependências da mesma.
Neste ano a escola trouxe como tema o “circo’’ salientando a importância que a leitura exerce em nossa vida, seja no trabalho ou no dia - a - dia de cada um.
Muitas pessoas podem estar se perguntando:
- Mas o que o circo tem a ver com leitura? E nós podemos afirmar que o circo é uma das mais completas manifestações artísticas, pois envolve teatro, música, dança cenografia, figurino, arquitetura e uma leitura de mundo que conquista e encanta crianças de todas as idades.
E foi pensando em nosso público infanto- juvenil, que as apresentações foram um verdadeiro espetáculo, onde as cores, a alegria e a magia do circo tomaram conta de todas as apresentações, arrancando muitas gargalhadas do público presente.
Queremos aproveitar a oportunidade para agradecer a Secretaria Municipal de Educação, a senhora Neusa Ana S. Angioletti pela iniciativa de levar a magia da leitura em todos os cantos do município de Apiúna, e a presença de todas as pessoas que vieram fazer parte de nossa festa. O nosso muito obrigado às escolas, diretores, secretários, professores e alunos de outras escolas e em especial, aos pais que se fizeram presentes em grande número, alegrando ainda mais a nossa mostra.
“Os verdadeiros analfabetos são aqueles que aprenderam a ler e não lêem. ’’
(Mario Quintana)
Um grande e forte abraço da direção, professores e funcionários da Escola Básica Professora Albertina K. Caprale.
Santa Rosa, abril de 2010.
27/04/2010
GINÁSTICA LABORAL COM ALUNOS E FUNCIONÁRIOS DA E. I. CAPELA SÃO PEDRO
A ginástica laboral é praticada em intervalos de cinco a dez minutos por todos os alunos e professores. Seu objetivo é proporcionar uma melhor utilização da capacidade funcional através de exercícios de alongamento, de prevenções de lesões ocupacionais e dinâmicas de recreação. O programa de atividades é desenvolvido após uma avaliação criteriosa do ambiente e de cada um em particular, respeitando a realidade da escola e as condições disponíveis. A ginástica é feita três vezes por semana com a orientação do professor de Educação Física Sergio Franckemberger.
PÁSCOA NA E. I. CAPELA SÃO PEDRO
No dia 1º de abril foi realizada na escola “UM DIA ESPECIAL” manifestando nas crianças a alegria da páscoa, as atividades foram preparadas para esse dia com o objetivo de confraternizar e celebrar o verdadeiro significado da páscoa. Além das atividades os alunos também receberam a visita do coelhinho que deixou muitos ovos de chocolate para alegrar ainda mais o dia da garotada.
A Escola agradece as pessoas que colaboraram para que esse dia pudesse ser tão especial para nossas crianças.
22/04/2010
INVESTIMENTOS TECNOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS NAS UNIDADES ESCOLARES
A secretaria municipal de educação e cultura e a Prefeitura municipal de Apiúna estão cada vez mais investindo na rede municipal de ensino, buscando melhorias tanto no que tange aspectos de estrutura física, quanto no que diz respeito ao aspecto educacional.
Muitas são as mudanças para 2010. Além das reformas e ampliações ocorridas em toda a estrutura física e na implantação das diretrizes curriculares, sentiu-se também a necessidade de ampliar o quadro de funcionários, contemplando cada unidade escolar com um assistente técnico pedagógico. O assistente técnico pedagógico é um suporte a mais para os professores, já que o foco educacional estará direcionado a área pedagógica.
Recursos tecnológicos, também são essenciais, para o desenvolvimento das atividades diárias, assim, cada sala de aula, foi contemplada com aparelhos de TV, DVD e data show. Hoje as escolas municipais estão muito bem equipadas com grande complexidade estrutural, tecnológico e pedagógico.
DIRETRIZES CURRICULARES ESTÃO SENDO IMPLEMENTADAS NO MUNICÍPIO DE APIÚNA
O ano de 2010 começou a todo vapor nas escolas da rede municipal. Muitas são as novidades que estão movimentando o cotidiano escolar apiunense, dentre elas, a elaboração da versão preliminar das diretrizes curriculares da educação infantil e do ensino fundamental, series iniciais e finais, como proposta para ser desenvolvida durante todo o ano letivo
Como se trata de uma proposta única, o corpo docente estará elaborando seus planejamentos anuais e diários de acordo com a mesma, contudo, a adaptação e reestruturação da realidade escolar a esta proposta é tarefa constante para o bom rendimento dos trabalhos em sala de aula. A secretaria municipal de Educação em parceria com a equipe de assessores da HUMANIT de Navegantes, acreditam que esta mudança resultará numa melhora gradativa e significativa no processo de ensino-aprendizagem do município.
Como se trata de uma proposta única, o corpo docente estará elaborando seus planejamentos anuais e diários de acordo com a mesma, contudo, a adaptação e reestruturação da realidade escolar a esta proposta é tarefa constante para o bom rendimento dos trabalhos em sala de aula. A secretaria municipal de Educação em parceria com a equipe de assessores da HUMANIT de Navegantes, acreditam que esta mudança resultará numa melhora gradativa e significativa no processo de ensino-aprendizagem do município.
20/04/2010
E. I. Edegar Brandes Agradece...
• A Diretoria da APP, Funcionários, Pais e Alunos da E.I.Edegar Brandes querem agradecer à senhora Solange Hofmann, Secretária da Educação do Município de apiúna, pela doação de um aparelho de Ar Condicionado, um DVD, um Televisor Tela Plana, um Data Show, Cortinas, Material Escolar e de Expediente a este Estabelecimento de Ensino.
• Queremos agradecer também à senhorita Flávia Brandes, pela doação de um computador, que será utilizado por alunos e professores desta escola. O nosso muito obrigado.
• Também devemos lembrar de agradecer, a Diretoria da APP pelos chocolates doados a alunos e professores nesta Páscoa.
• Queremos agradecer também à senhorita Flávia Brandes, pela doação de um computador, que será utilizado por alunos e professores desta escola. O nosso muito obrigado.
• Também devemos lembrar de agradecer, a Diretoria da APP pelos chocolates doados a alunos e professores nesta Páscoa.
Um click numa das aulas da Professora Andréia (2º ano) da E. I. Edegar Brandes
Nessa aula seus alunos aprenderam como se faz Rosquinha de Polvilho, não foi só isso, aprenderam a calcular o dobro através da receita (multiplicação), copiaram a receita que será anexada a outras que formarão um livrinho de receitas, de pratos doces e salgados.
Continue inovando Professora Andréia. O momento é este! O momento é agora!
Vamos trazer os sonhos de todos para a realidade, fazendo do nosso mundo educacional um mundo de novas conquistas, novos saberes.
GINCANA NA E. I. EDEGAR BRANDES
No dia 30 de março de 2010, o professor de Educação Física, Adriano dos Santos promoveu uma GINCANA nas dependências da quadra de esportes da E.I. Edegar Brandes, tendo como objetivo conhecer melhor sua clientela.
Os alunos divertiram-se muito com as brincadeiras, o mais importante foram os valores ali trabalhados: respeito, limites, limitações, confiança, solidariedade, companheirismo e o espírito esportivo.
Parabéns professor Adriano pela iniciativa.
19/04/2010
VII MOSTRA DE LEITURA NA ESCOLA MOVIMENTA A ESCOLA I. M. PE. AGUSTINHO VORGERD
Na última quinta-feira, dia 08/04/2010, aconteceu nas dependências da Escola I. M. Pe. Agustinho Vorgerd a VII Mostra de Leitura na Escola. Nesta edição da Mostra foram apresentados trabalhos feitos a partir dos livros da consagrada escritora de livros infantis Sylvia Orthof.
A escritora Sylvia Orthof nasceu na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1932. Estudou teatro e seguiu a carreira de atriz durante muito tempo. Foi professora de teatro e considerada uma das mais importantes autoras do teatro infantil brasileiro.A partir do ano de 1981 começou a escrever histórias infantis para publicar na revista recreio. A partir de então escreveu mais de oitenta livros todos de muito sucesso. Por suas ótimas histórias recebeu vários prêmios de teatro e literatura ao longo de sua carreira. Sylvia faleceu em 24 de julho de 1997.
O bom humor e a fantasia sempre estiveram presentes nas histórias de Sylvia, o que fez com que nossos alunos mergulhassem a fundo em seu universo e também aprendessem muito com suas histórias. Prova disso foram a dedicação de alunos e professores desde a leitura, interpretação e dramatização dos textos até a confecção de cenários e a apresentação dos trabalhos no dia da Mostra.
Dentre as diversas histórias estudadas destacamos a excelente dramatização da história “Sua Avó, meu Bassê”, o belo trabalho de ilustração e contação da história “O Sapato que Miava”, a declamação do poema conjunto “Se as coisas fossem Mãe” e o alegre “ Ciranda do Comecinho”, trecho da premiada peça “Eu chovo, tu choves, ele chove”. Temos que destacar também a bela encenação da história “Que Raio de História!, feita pelo grupo de professores da Escola.
É importante ressaltar a presença dos pais durante apresentação dos trabalhos, pois o apoio da família incentiva alunos e professores a realizar um trabalho cada vez melhor. Além de agradecermos a presença dos pais presentes aos evento, agradecemos também a presença de alunos e professores das Escolas “São João Bosco, Edegar Brandes e Victória Cerutti Petters, que estiveram nos prestigiando neste dia, além da presença de nossa Secretária Municipal de Educação Sr. Solange Hofman e da Coordenadora Pedagógica Sr. Neusa Angiolleti.
Aproveitamos também para parabenizar alunos, professores e funcionários da Escola que não mediram esforços para tornar nossa VII Mostra de Leitura na Escola, um grande sucesso. Parabéns !!!
VII MOSTRA DE LEITURA NA ESCOLA VICTÓRIA CERUTTI PETTERS
A VII Mostra de Leitura da Escola Reunida Municipal Victória Cerutti Petters, aconteceu no dia 15 de abril, às 14 hs nas dependências da própria escola.
No evento fizeram-se presentes a Secretária Municipal de Educação, Sra Solange Hofmann , os Assessores Pedagógicos Maurino Odelli e Neusa Ana S. Angioletti, professores , diretores e alunos de outras Unidades de Ensino do município, pais e alunos da nossa escola.
No evento, foram destaque o autor Monteiro Lobato e o cartunista Maurício de Sousa.
Para iniciar a Diretora Adriana Alves , apresentou uma mensagem que falava sobre a importância de ler tudo, sempre e em qualquer lugar . Lembrou a importância do educador e dos pais neste processo motivacional pela leitura das crianças.
A Educação Infantil trabalhou a história do Boitatá, como lenda brasileira narrada por Maurício de Sousa , através de dramatização e ilustrações. Os pequenos vivenciaram a história interpretando os personagens citadas pelo autor.
O 1º Ano, destacou as Rimas do Alfabeto, onde cada aluno apresentou a sequência das letras com palavras que iniciavam com cada uma.
O 2º Ano, deu destaque ao personagem Cascão dramatizando duas pequenas histórias, com canto.
O 3º Ano, falou da biografia do cartunista Maurício, bem como, declamou poesia, dançou , e dramatizou sobre vários personagens do autor.
O 4º Ano, enalteceu a biografia de Monteiro Lobato, cujo aniversário seria em abril, e apresentou um trecho da Obra Reinações de Narizinho e uma tirinha de Maurício de Sousa sobre a personagem Mônica.
Para encerrar, a idealizadora do Projeto de Leitura , Sra Neusa, parabenizou a Escola Victória pelas apresentações neste dia, e mais uma vez, frisou a importância da leitura em nossas vidas.
A Diretora Adriana, apresentou o grupo escolar de educadores e parabenizou a todos pelas belíssimas apresentações e lembrou que a leitura engrandece a alma.
Mostra de Leitura do NAES
No dia 07 de abril aconteceu a II Mostra de Leitura do NAES e VII do município. A apresentação foi realizada pela Pedagoga Neusa Burini com seus alunos do Nivelamento. Contando com a colaboração de todos os funcionários do NAES.
O trabalho teve como fonte de pesquisa a reinterpretação do livro Dom Quixote escrita por Carlos Drummond de Andrade e ilustrada por Cândido Torquato Portinari. A mostra contou com uma exposição de arte contendo 21 telas desenhadas a lápis de cor por Portinari. O trabalho consistiu em pesquisa, leitura, escrita, discussão e apresentação. De forma que os alunos não só obtivessem o conhecimento da obra bem como distinguissem o que é reinterpretação de uma obra original; tivessem conhecimento de artistas brasileiros e refletissem a importância dos registros da época. Seja ele em forma de artes plásticas, escrita, filmes, etc.
O evento teve a presença dos funcionários da Secretaria de Educação, alguns diretores de escolas, alunos do NAES, coordenadora e alunos do CEJA e com uma turma da Escola São João Bosco. A mostra foi encerrada com muita emoção por parte dos alunos que não só apresentaram o trabalho com êxito bem como emocionou o público que compreendeu a mensagem. Por fim, foi servido aos convidados um coquetel oferecido pelo NAES. Lembrando que a exposição estará aberta ao público durante todo o mês de abril.
15/04/2010
“FORÇA TAREFA” PARA CORTE DE CABELOS NA ESCOLA BÁSICA SUBIDA
No dia 29 de março a equipe de cabeleireiros de Apiúna (Jove, Terezinha Martins, Léia e Francieli) esteve realizando “Força Tarefa” no corte de cabelos totalmente gratuito, oferecido a todas as crianças da Escola Básica Subida. O trabalho levou o dia todo e nossas crianças foram para casa mais felizes e belas.
EDUCANDO ATRAVÉS DA MÚSICA
A música na vida cotidiana e a sua utilização na sociedade, faz-se cada vez mais presente na vida dos seres humanos. A freqüência da música nos dias de hoje leva-nos a afirmar quase não haver um espaço que esteja livre de música e suas diferentes formas.
Pensando assim, a Secretaria de Educação e Cultura de Apiúna, oferece através da Banda municipal, aulas de música com diversos instrumentos como: trompete, trombone, bateria e saxofone entre outros. A banda tem como professores responsáveis: Alexandro de Souza, Charles Ferrari, Carlos Alexandre Andrade e Edson Samuel Pereira Sevegnani.
As aulas são realizadas durante toda a semana, tendo como local a S.E.R.A (Sociedade Esportiva Recreativa Apiúna). Os alunos na foto são alguns dos integrantes da Banda mirim, que será mais uma novidade para o desfile da Tangefest 2010.
PROJETO - FANFARRA NAS ESCOLAS
A Fanfarra, assim como os outros projetos oferecidos pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura, é um meio muito eficaz para integrar as crianças, os jovens e adolescentes através da musicalidade.
A música faz parte de importantes momentos da vida social dos seres, e se faz necessária constantemente na formação cultural dos alunos.
Um dos objetivos desse projeto é conscientizar as pessoas dos valores tanto éticos como morais que a fanfarra representa junto as comunidades, realizando várias apresentações e participações em solenidades cívicas, festas populares, entre elas a Tangefest, como também apresentações em outros municípios.
Esse projeto é desenvolvido nas escolas tendo como professores responsáveis Alexandro de Souza e Charles Ferrari sobre a coordenação do professor maestro Fernando Rothemburg.
08/04/2010
Vinda do Coelho Abril/2010
Foi com muita empolgação que as crianças do C.E.I. Caroline do Nascimento receberam o tão esperado “Coelhinho da Páscoa”, que trouxe além dos ovos de chocolate, a alegria embrulhada nos sorrisos de cada criança! A expectativa pela vinda do nosso amigo Orelhudo, invadiu todas as Turminhas, que num clima festivo comemoraram a passagem de mais um evento muito especial!
07/04/2010
Dia do Circo Abril/2010
COMEMORAÇÃO DE PÁSCOA MOVIMENTA OS ALUNOS DA E. I. M. PE. AGUSTINHO VORGERD
A última quinta-feira dia 01/04 foi marcada por muita expectativa pelos alunos e professores, pois todos estavam ansiosos pela chegada do coelho. Neste dia as crianças tiveram um dia diferente com atividades diversificadas, muitas brincadeiras e muita animação. Ao final do período de aula todos foram ao pátio da escola procurar os doces deixados pelo coelho.
Dia da Fantasia Abril/2010
Assinar:
Postagens (Atom)